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Não sóis máquina!!!

Muitas vezes usamos como critério de melhora somente o tempo de uma prova.

Isso não me parece o critério único ou mesmo o mais justo, pois, mesmo com o chip, você pode ter mais dificuldade em ultrapassar as pessoas que estão a sua frente.

Primeiro que não temos certeza se as distancias são as mesmas, a não ser que seja a mesma prova, do mesmo organizador, pois, mesmo sendo no mesmo percurso, a estrutura dos organizadores são diferentes e ate mesmo os retornos podem fazer diferença.

Tempo de Redução

Dentro do processo de treinamento desportivo alternamos os estímulos utilizados em quantidade (numero de km) e intensidade (velocidade) para dar ao seu organismo a oportunidade de se recuperar do desgaste sofrido pelos estímulos aplicados e, assim, se adaptar para um melhor desempenho esportivo.

Neste contexto, próximo a uma competição importante, realizamos uma redução dos treinos para que o organismo tenha uma ótima recuperação física e mental para o desgaste que será produzido pela competição em si.

Cálculo da Frequência Cardíaca para Treinamento

Uma das diversas formas que podemos utilizar para calcular a intensidade dos treinos é a frequência cardíaca (FC).

E a maneira de se fazer esses cálculos também é variada.

Gosto muito da metodologia de reserva de Karvonen, que é que estarei apresentando.

Antes de calcular a FC de treinamento propriamente dita, devemos calcular sua FC Máxima (FCMax).

Existem diversas metodologias para o cálculo de FCMax: as práticas, que são mais exatas, fazendo um teste na pista, rua ou na esteira e as chamadas teóricas ou indiretas.

Porque Seguir uma Planilha?

Uma dos princípios do treinamento desportivo fala sobre a interdependência de VOLUME  e INTENSIDADE do treino.

VOLUME, a grosso modo, é a quantidade de quilômetros que você na semana.

INTENSIDADE, também a grosso modo, é a velocidade que você percorre esses quilômetros.

Se você aumenta o seu volume de treino, normalmente, a intensidade diminui, se você diminui o volume, é perfeitamente normal que consiga aumentar a velocidade que você faz os treinos.

Análise da Corrida de São Sebastião

Existem diversos tipos de corredores, entre eles, os que gostam de participar das provas e os que correm para marcar tempo. Não creio que um seja mais importante que o outro, mas, não tenho a menor duvida de afirmar que todos deveriam se respeitar mais.

Faço parte do segundo grupo, os que correm para marcar tempo.

Talvez, pela concentração, os corredores desse grupo podem ser confundidos como sisudos ou mal humorados, mas, posso assegurar que não é de todo verdade.

Zatopek e a Rio Maratona Pro

Como diria o grande filosofo Emil Zatopek: “Se quer vencer algo, tente os 100mt. Se quer um novo estilo de vida, tente a maratona”.

Tenho certeza que assim como muitas pessoas ficaram, Zatopek, que foi mais famoso como corredor do que como filosofo, também ficaria furioso com o adiamento da Rio Maratona Pro, que seria no dia 02 de outubro e foi adiada para o dia 22 de janeiro (DE NOVO ADIADA PARA 09 SET 2012)

Aqui no Rio, capital, praticamente 90% das corridas são no Aterro do Flamengo.

Analise da Meia Maratona de Buenos Aires

Penso que temos uma tendência a considerar uma prova melhor do que realmente ela foi quando corremos bem, sendo o reciproco também verdadeiro, como não achei o meu resultado oficial (1h37min47seg) nem bom nem ruim, talvez possa fazer uma avaliação mais fidedigna, mas, antes de mais nada gostaria de dizer que vale a pena corre-la, pois Buenos Aires é uma cidade bastante interessante, com um leque muito grande de opções de restaurantes e lugares que merecem ser visitados, como por exemplo, a área revitalizada de Puerto Madero, que antes era praticamente um mangue e agora é excelente opção de

Meia de Buenos Aires

Vejo com alegria que nos brasileiros invadiremos, no bom sentido, Buenos Aires no domingo dia 11 de setembro para correr a meia maratona.

Para as competições, cada corredor segue um ritual que vai sendo aprimorado com o tempo, que vai desde a arrumação da mochila, no dia anterior ou no próprio dia, passando pela jantar do dia anterior, hora de acordar, tipo de café da manha, aquecimento, etc.

Baseado nas minhas experiências práticas de 33 anos de corrida, criei algumas dicas para as vésperas e dias de competição, que poderão perfeitamente ser utilizadas para o domingo:

Sobre Atletas e Cachorros

Esta terminando o campeonato mundial de atletismo, que deveria ser a competição alvo dos atletas de elite, mas, o que estamos vendo são diversos atletas brasileiros piorando suas melhores marcas do ano.

Claro, existem situações e situações, mas, na teoria, seria o momento do melhor da carreira ou, pelo menos, do ano.

Ninguém esta livre de uma contusão, uma largada em falso, uma umidade e/ou temperatura que não esta acostumado, algum tipo de acidente, enfim, pode acontecer algo que não temos como controlar.

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